Placa do veículo transportador (nova versão NF-e)

QUESTÃO:

Com a nova versão da NF-e (versão 2.0) será obrigatório informar os dados referente à placa do veículo que irá fazer o transporte das mercadorias. Gostaria de saber de vocês qual é a melhor forma de ter essa informação tendo em vista as dificuldades de saber, já que uma transportadora tem vários caminhões, por exemplo, e às vezes eu quero emitir uma nota às 08h00min e a coleta será feita às 16h00min e neste período de tempo pode haver alteração de veículo que vai fazer o transporte, por exemplo. A situação fica ainda mais complicada se pensarmos nos Correios, já que a coleta é feita por um veículo e depois as mercadorias são levadas a uma central para ser então transportada, ou seja, existe a mudança entre os veículos que irão fazer o transporte e acreditoque vai existir uma certa indecisão por parte da empresa contratada (empresa transportadora), existindo grande dificuldade na obtenção dos dados da placa, dificultando a emissão da NF-e.

RESPOSTA:
 
Em MG já é possível:Subsecretaria da Receita Estadual

COMUNICADO SRE Nº 13 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2010

O SUBSECRETÁRIO DA RECEITA ESTADUAL, no uso de suas atribuições e, considerando que a consignação da data de saída no arquivo digital da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) somente pode ser feita no momento de sua emissão; considerando que, por meio do Sistema Integrado de Administração da Receita – SIARE, módulo Registro de Saída – NF-e, será permitido ao contribuinte informar a data de saída da mercadoria acobertada por NF-e, quando esta não for indicada no momento de sua emissão; considerando que a permissão tem por objetivo adequar o cumprimento da obrigação à logística adotada pelo contribuinte; considerando que foi encaminhada minuta de decreto implementando na legislação mineira a utilização do Registro de Saída – NF-e; considerando a necessidade de antecipar a informação aos interessados,

Comunica:

1. A partir de 20 de dezembro de 2010, relativamente às operações acobertadas por NF-e, o contribuinte mineiro poderá informar a data de saída da mercadoria e a placa do veículo transportador por meio do Sistema Integrado de Administração da Receita – SIARE, módulo Registro de Saída – NF-e, desde que:

a) da NF-e autorizada não conste indicação para os campos Data da Saída e Placa do Veículo;

b) a informação ocorra antes da saída da mercadoria.

2. As instruções de uso do módulo Registro de Saída – NF-e estarão disponíveis no endereço eletrônico http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/download.html.

Belo Horizonte, aos 20 de dezembro de 2010; 222º da Inconfidência Mineira e 189º da Independência do Brasil.

Pedro Meneguetti

Subsecretário da Receita Estadual

Fonte: SPED Brasil

3 Respostaspara “Placa do veículo transportador (nova versão NF-e)”

  1. João Perci disse:

    Não consigo usar o software de vocês, não sei que DLL devo inserir no site para ele acessar meu smart card e vocês não tem nem sequer um manual de instruções, assim fica difícil.

  2. acosta disse:

    O cadastro do Certificado é um dos passos para instalação do NFe Start. Você deve preencher a Senha (PIN), a data de validade (normalmente de 3 anos) e selecionar o tipo do certificado para A3. Já que seu certificado é um cartão com leitora, no campo do arquivo.DLL cole o seguinte caminho:

    C:\WINDOWS\system32\aetpkss1.dll

    Grave os dados.

    O manual de utilização, será enviado por email. Ficamos a disposição!

  3. JOSÉ GERALDO disse:

    TENHO UMA DUVIDA. SOU TRANSPORTADOR DE COMBUSTIVEL HOJE EXISTE UM GRANDE PROBLEMA NO SEGUIMENTO,TEM POSTO DE COMBUSTIVEL QUE TEM O SEU VEICULO PARA TRANSPORTA PRODUTO PARA SEU POSTO, ESTA TRANSPOTANDO ATENDENDO OUTROS POSTOS QUE NÃO SAO DE SUA PROPRIEDADE NÃO EMITE CONHECIMENTO NÃO PAGA NENHUM IMPOSTO PARA ESTADO. TEM COMO FISCALIZAR ESTE TRANSPORTE.

Deixe uma resposta